Casa Da Sorte

Sector

Jogo e Retalho

Localização

Sede em Lisboa, com 22 lojas espalhadas por Portugal

Cliente Desde:

2010

Desafio:

  • Ligar todas as lojas informaticamente à sede

  • Reduzir o tempo de acesso à informação das lojas

  • Melhoria da redundância e fiabilidade dos equipamentos críticos da empresa a nível nacional

  • Implementação de políticas de segurança e cópias de segurança

  • Melhoria do processo de deployment do ERP da empresa

  • Implementação de um serviço de helpdesk para todas as lojas a nível nacional

Solução

Em 2010 a GESTI respondeu a um concurso lançado pela Casa da Sorte para a resolução de vários problemas informáticos e de telecomunicações. Após uma cuidadosa auditoria informática, a GESTI apresentou a sua proposta de valor, com várias recomendações e soluções a implementar. Após deliberação por parte da administração, a proposta vencedora foi a da GESTI.

Rede Informática

A rede informática da Casa da Sorte foi refeita, de forma a ser possível ligar informaticamente a sede a todas as lojas a nível nacional.

Na sede foi montado um bastidor e centralizada toda a cablagem num único ponto. Foram ligados dois fornecedores de internet, utilizando fornecedores diferentes, de forma a garantir verdadeira redundância no acesso à internet. 

Nas lojas, a rede foi estruturada e foi instalada uma ligação à internet, usando um equipamento profissional, de forma a ser possível estabelecer um túnel cifrado e autenticado entre cada loja e a sede. Desta forma garante-se o acesso contínuo e permanente à sede, apesar da solução contemplar a possibilidade da loja perder a ligação à Internet mas continuar a operar em modo “offline”.

Reorganização e Documentação

O bastidor da empresa foi reorganizado de forma a potenciar os bons equipamentos existentes. Todos os serviços informáticos foram revistos permitindo uma optimização com os licenciamentos, recursos de hardware e redundância dos serviços disponíveis.
Toda a rede informática, servidores e serviços foram devidamente documentados, por forma a permitir uma melhor uniformização dos processos de manutenção, gestão e administração informática e de telecomunicações.

Servidores

De forma a garantir a produtividade e a redundância na operação das lojas, com ou sem internet, foi decidido implementar um modelo em que cada loja teria o seu próprio servidor.

Havia ainda a necessidade de ter em cada loja um posto de trabalho, para ser usado em backoffice no acesso ao software de ERP, para processamento de texto e para a consulta e envio de emails.

Um terceiro desafio, era o orçamento que a empresa tinha disponível para este investimento na sua infra-estrutura informática a nível nacional. 

A solução proposta pela GESTI foi desenhar servidores de linha branca, à medida, com todas as especificações técnicas e características técnicas necessárias para obter níveis de disponibilidade equivalentes a servidores de marca. 

Para além da redundância de discos e usar uma UPS em cada servidor, implementou-se uma política muito restritiva na utilização do servidor, de forma a ser possível que este seja usado também como um posto de trabalho, eliminando a necessidade de adquirir outra máquina.

Automatização

Foi implementado um sistema de replicação automática no ERP de forma a que a informação das lojas pudesse ser integrada na base de dados da sede todas as noites evitando assim o processo de integração manual de ficheiros que foi usado durante 6 anos. Este processo permitiu que a integração da informação das lojas na sede passasse de um atraso de 60 dias para apenas 1 dia.

Alem disso foi também implementado pela GESTI um sistema de self-care que permite monitorizar o processo de integração da informação, corrigindo automaticamente alguns problemas da integração e alertando por email para outros que têm de ser corrigidos manualmente.

A GESTI implementou também um sistema de monitorização e alerta 24/7 a nível dos servidores da sede e lojas o que permitiu também um aumento da disponibilidade dos sistemas de informação da empresa.

Gestão de Projecto

A GESTI ficou também responsável na Casa da Sorte por acompanhar os projectos de melhorias e correcções que têm sido feitos a nível do ERP. Trabalhando assim em conjunto com o parceiro do software de gestão PHC de forma a atingir os objectivos traçados pela Casa da Sorte para estes projectos.

O acesso mais rápido à informação, e a ligação permanente das lojas à sede permitiu melhorar muitos dos processos de gestão e controlo operacional da empresa. Permitiu também que o número de melhorias e correções efectuadas a nível do ERP acelerasse para um nível muito superior. Anteriormente qualquer pequena correcção a nível do ERP demorava alguns dias a ser implementada em todas as lojas, e agora por vezes podem demorar apenas alguns minutos.

Helpdesk

Com a entrada da GESTI, os colaboradores da Casa da Sorte passaram a dispor de um serviço de Helpdesk, em que podem entrar em contacto por telefone ou email.

A assistência poderá ser remota ou no local, sendo que na grande maioria dos casos os incidentes, dúvidas ou pedidas de ajuda são resolvidos remotamente, de forma rápida e eficaz. 

No final do processo, o colaborador recebe um email de feedback de forma a podermos medir os níveis de satisfação com o nosso serviço.

Resultados

Monitorização de todos os servidores, 24h/7d.

A obtenção do resultado das vendas diárias, passou de 60 dias para 1 dia. A gestão da empresa passou a dispor de acesso à informação de forma diária, permitindo assim tomar decisões mais informadas sobre o negócio.

O nível de disponibilidade dos servidores, subiu para um um uptime de 99,98% no primeiro ano da GESTI na empresa.

Satisfação por parte da administração por poder passar a poder aceder remotamente ao software ERP e ao sistema de CCTV.

Passou de 60 dias para 1 dia, a obtenção de resultados de vendas a nível nacional.

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